Curvas e linhas arredondadas estão fazendo sucesso na decoração contemporânea. A tendência que explora os formatos orgânicos foi consolidada nas últimas mostras e feiras do setor. Não foi apenas a CASACOR de São Paulo que abordou o tema, as edições Goiás, Santa Catarina e até a Peru trouxeram o tema em voga, com ambientes fluidos e harmônicos.
Para quem ainda não conhece, a decoração orgânica abraça as curvas, as formas arredondadas e a abundância de texturas naturais. Dentro desse conceito, podemos encontrar sofás, mesas de centro, mesas de jantar, bancadas, marcenaria e uma infinidade de elementos que complementam essa estética arredondada.
As formas orgânicas na decoração e no design de móveis trazem harmonia, suavidade e conexão com a natureza, criando ambientes acolhedores e visualmente agradáveis. Essa abordagem contribui para um senso de equilíbrio e bem-estar, tornando os espaços mais convidativos e agradáveis de se estar.
Flerte com a Escola Futurista
Há muito tempo, os formatos orgânicos têm desempenhado um papel importante na arquitetura. Desde a escola futurista, que teve origem no Manifesto Futurista criado por Filippo Tommaso Marinetti em 1909, as curvas se tornaram uma característica emblemática.
Enquanto na literatura nomes como Álvaro Campos e Oswald de Andrade se destacavam, na arquitetura, expoentes como Oscar Niemeyer e Angiolo Mazzoni imprimiram suas personalidades nos traços curvos.
Dessa forma, a escola futurista explorou linhas retas e curvas imponentes, buscando transmitir a sensação de movimento e continuidade nas construções. Esses arquitetos pioneiros utilizaram as curvas como uma forma de expressar sua visão artística e inovadora, criando estruturas que se destacam até os dias de hoje.
Inspiração da natureza
O formato orgânico é aquele achado nas curvas da natureza, frutas, plantas, veio das árvores, céu e animais. E a tendência chega ao universo da arquitetura e interiores devido à constante tentativa da reconexão com a natureza e com tudo o que é natural.
O estilo em questão é marcado por diversas características, como simplicidade, modernidade, harmonia, sensualidade e até mesmo flexibilidade. Esses elementos combinados contribuem para criar uma estética única e cativante.
As formas orgânicas nos móveis e decorações trazem uma sensação de harmonia e suavidade ao ambiente, garantindo uma estética equilibrada. As curvas proporcionam uma maior ergonomia, oferecendo conforto e bem-estar ao usuário e privilegia a circulação do ambiente.
Um aspecto importante a ser considerado é que os móveis sem cantos e quinas são mais seguros, especialmente para crianças, animais de estimação e idosos, reduzindo os riscos de acidentes.
Formato orgânico na CASACOR
Na mostra, o formato curvilíneo marcou presença nos mais diversos elementos. Desde revestimentos até os itens decorativos. O mobiliário arredondado também está em alta e foi destaque em mesas de centro, sofás e móveis de apoio. Itens complementares, como luminárias decorativas, espelhos, tapetes e objetos também trouxeram o design curvo para a CASACOR 2023.
Em sua terceira edição na Mostra, a arquiteta Cilene Monteiro Lupi apostou nas curvas em todo o ambiente “Um lar para apertar o Pause” pensado para uma jovem da geração Z apaixonada por games. E trouxe as curvas no mobiliário, painéis na parede e até na pintura decorativa. “Cada curva orgânica do ambiente se conecta com suas raízes e lembranças. As cores do espaço refletem calor, intensidade, luz e aconchego. “Criei o ambiente pensando nessa persona jovem da geração Z, mas é um lar que se adapta a qualquer pessoa que se identifique com o estilo clean e aconchegante. A casa dela é uma pausa na rotina e em sua atividade principal: jogar”, revela a arquiteta.
E até nos banheiros a tendência também se fez presente. No espaço Mediterrâneo em Mim, da arquiteta Hellen Pacheco Arquitetura e Design, as curvas se fizeram presente desde o arco na porta de entrada, até revestimentos, espelhos e mobiliário. As cubas com bordas arredondadas (Deca) também trazem formato orgânico para CASACOR 2023.
Veterano na Mostra, Sig Bergamin assinou o ambiente Ciclos Deca, que traz sua interpretação sobre as mudanças nos banheiros ao longo de décadas. O design curvo esteve presente nos caminhos, na escolha de mobiliário e até na iluminação do ambiente. A escolha tem tudo a ver com o paisagismo presente em todo espaço.
A arquiteta Carla Fellipi, que assinou a Casa Mykonos | MIK, trouxe as curvas na escolha de mobiliário, em conexão com elementos da natureza. As escolhas contribuem para a temática Arquitetura da Felicidade que explora em todos os seus projetos, “busco a conexão do espaço e do corpo, estimulando reações através da iluminação, como a produção da melatonina e da serotonina, o hormônio da felicidade e a conexão com a natureza, que propicia que os glóbulos brancos sejam produzidos em maior quantidade, diminuindo os batimentos cardíacos e trazendo a tranquilidade para o nosso ser”, finaliza a arquiteta sobre o uso de formato orgânico na CASACOR.