São Paulo, a metrópole que nunca dorme, é um verdadeiro paraíso para os amantes da arte e da cultura. Com uma cena cultural pulsante, a cidade oferece exposições artísticas que cativam e alimentam a alma. Com uma oferta diversificada de exposições, mesmo no fim de 2023, a cidade ainda reserva momentos extraordinários para quem deseja explorar o mundo da arte em todas as suas dimensões visitando exposições imperdíveis em São Paulo.
Realidades e Simulacros – MAM
Até 17 de dezembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) proporciona a exploração de uma nova perspectiva da realidade e a interação com diferentes dimensões por meio da exposição “Realidades e Simulacros”, que conta com obras em realidade aumentada distribuídas no Jardim de Esculturas e no Parque Ibirapuera.
Com curadoria de Marcus Bastos, artista e pesquisador especializado na convergência entre audiovisual, arte e novas mídias, em colaboração com Cauê Alves, curador-chefe do MAM, a exposição reúne criações de diversos artistas. Esses artistas foram convidados pela curadoria para desenvolver experiências digitais, ou seja, obras virtuais em realidade aumentada. Suas produções enriqueceram a exposição com uma perspectiva única, mesclando arte e tecnologia. Esta é uma oportunidade imperdível para imergir na interseção entre arte e inovação.
Serviço
Exposição Realidades e Simulacros
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)
Parque Ibirapuera
Até 17 dez 2023
Entrada gratuita.
Marta Minujín: Ao vivo
Até dia 28 de janeiro de 2024, a Pinacoteca de São Paulo traz a exposição Marta Minujín: Ao vivo. Primeira mostra panorâmica em cenário brasileiro de uma das artistas latino-americanas mais influentes de sua geração. A exposição reúne mais de cem obras da artista argentina, de 1963 até os dias atuais.
Ainda no estacionamento é possível encontrar a “Escultura de los deseos”, instalação inflável de 17 metros que chama atenção de quem chega. Os visitantes também podem explorar a galeria de tramas e colchões multicoloridos, videoinstalações, fotoperformances que destacam intervenções urbanas. Ao longo da exposição, os visitantes podem explorar momentos cruciais da carreira da artista, incluindo obras que refletem sua pesquisa sobre comunicação e fenômenos sociais, bem como seu engajamento político na década de 1970, quando as ditaduras militares se espalharam pela América Latina.
Serviço
Exposição Marta Munujín
Pinacoteca de São Paulo
Local: Pina Luz, 1º andar
Endereço: Praça da Luz, 2, São Paulo — SP.
Até 28 de janeiro de 2024
Compre pelo site: https://pinacoteca.byinti.com/#/ticket/
METADATA – O Mundo Invisível
O Centro Cultural FIESP e o SESI SP estão apresentando a exposição até o dia 10 de março de 2024. A exposição, com curadoria de Antonio Curti e concepção e realização do AYA STUDIO, é uma experiência única, repleta de recursos tecnológicos.
O Mundo Invisível revela histórias inéditas de São Paulo por meio de dados históricos e em tempo real. Isso porque combina inteligência artificial, expressão artística e visualização de dados em um só lugar, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva única. É uma oportunidade emocionante para explorar o lado invisível e fascinante da metrópole.
Serviço
Exposição Metadata
Centro Cultural Fiesp | Espaço de Exposição SESI-SP
Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Até 10 de março de 2024
Entrada gratuita