
O desejo por viagens inesquecíveis e a busca pelo autoconhecimento estão redefinindo o turismo de luxo. Afinal, além de valorizar a sofisticação, o público de alto padrão é exigente e sempre atento às tendências do mercado.
O conforto, a sofisticação e os destinos exclusivos se unem a serviços que saem do convencional, elevando o turismo de luxo a um novo patamar. Esse segmento do mercado de viagens oferece serviços de altíssimo padrão aos viajantes dispostos a investir alto para desfrutar de um atendimento único.
Mudança de comportamento
A transformação no setor está ligada a um novo perfil de viajantes, composto por um público mais jovem em busca de experiências que vão além dos destinos tradicionais, que muitas vezes já conheceram anteriormente. Se antes as viagens de luxo se concentravam em destinos famosos com vistas deslumbrantes, gastronomia requintada e acomodações luxuosas, o desejo atual é por algo mais profundo.
O período pós-pandemia contribuiu para essa mudança de perfil, já que fez com que boa parte das pessoas passassem a buscar experiências mais significativas e conscientes do que lugares muito frequentados. Destinos exóticos ou isolados estão entre as preferências, com foco em contato com a natureza e atividades ao ar livre. Além disso, buscam experiências que contemplem autenticidade, enriquecimento cultural e exclusividade. Experiências únicas e que não podem ser replicadas.
Experiências únicas no turismo de luxo

No âmbito das experiências únicas, as agências de turismo de luxo estão sempre à procura de novidades surpreendentes para oferecer. Em 2025, a agência internacional Awex (Astonishing Worldwide Experiences) promete realizar sonhos impossíveis, como passeios exclusivos no Museu do Louvre, em Paris, à meia-noite. O setor de cruzeiros também acompanha essa evolução. A Explora Journeys, do Grupo MSC, aposta em embarcações menores e design sofisticado, oferecendo viagens sustentáveis e experiências de bem-estar, gastronomia de alto padrão e roteiros exclusivos em destinos menos convencionais.
Além disso, a personalização e exclusividade estão em alta. Para os entusiastas do automobilismo, hotéis e cruzeiros de luxo oferecem pacotes sob medida, como “track days” que dão acesso a eventos da Fórmula 1 e passeios em supercarros. Essas experiências proporcionadas aos viajantes de alto padrão refletem a crescente demanda por vivências que vão além do consumo material.
E mais novidades estão por vir: a Belmond lançará, em julho de 2025, o Britannic Explorer, um trem de luxo que percorrerá destinos como Cornualha, Distrito dos Lagos e País de Gales. O trem contará com suítes projetadas pelo estúdio Albion Nord e uma gastronomia assinada pelo chef Simon Rogan, destacando ingredientes locais e sazonais.
Slow travel e silent trips

Como uma fuga para o ritmo acelerado do dia a dia da vida moderna, as “silent trips” e o “slow travel” oferecem momentos de introspecção, descanso e reconexão com a natureza. Essas experiências permitem uma vivência mais autêntica e profunda dos destinos. Além disso, promovem o autoconhecimento, o bem-estar e a conscientização sobre o impacto ambiental, criando experiências significativas e transformadoras.
As “silent trips” priorizam o silêncio e a introspecção, permitindo que os viajantes se desconectem do barulho das grandes cidades e se reconectem consigo mesmos e com a natureza. São viagens que não estão ligadas a conhecer pontos turísticos e sim relaxar, fazer uma desintoxicação da tecnologia e descansar.
Já o “slow travel” incentiva uma viagem mais lenta e consciente, focada no momento presente e em vivenciar a cultura local de forma mais imersiva e atenciosa, se conectando com os habitantes locais e conhecendo de perto povoados e natureza local. Ambas as abordagens refletem o desejo crescente por viagens que proporcionem bem-estar, autoconhecimento e um impacto positivo nas comunidades visitadas.
Outra tendência no mercado de luxo é o “turismo de última chance”, que envolve a visita a locais ameaçados pela mudança climática, como glaciares, ecossistemas e regiões vulneráveis. O conceito é atrativo aos viajantes de luxo, pois oferece uma experiência que pode não ser mais possível no futuro. Mas além disso, busca sensibilizar os viajantes para a preservação desses destinos únicos, e que contribuam para a conscientização ambiental.
Experiência única no alto padrão
Para planejar uma viagem de luxo, o segredo é focar na personalização e exclusividade. Comece definindo suas expectativas, como tipo de destino e atividades desejadas, e conte com uma agência especializada que crie um roteiro sob medida. Da mesma maneira, ao buscar imóveis de alto padrão, a chave é encontrar experiências únicas e personalizadas.
Na ImmobiHaus, nosso objetivo é oferecer um atendimento exclusivo, pensando nas necessidades e preferências de cada cliente, para garantir que a escolha do seu imóvel seja tão excepcional quanto uma viagem dos sonhos. Afinal, o seu lugar é o que nos move.