De tempos em tempos, novos nomes surgem e se destacam no cenário do design, seja pela escolha de materiais, pela atenção à ergonomia, inspirações afetivas ou até mesmo pela sustentabilidade aplicada nas peças.
Esses profissionais buscam ir além do lugar-comum, com propostas inovadoras que ampliam as possibilidades da área, mas sem deixar de honrar o legado dos grandes nomes do design brasileiro que prepararam o terreno para a colheita promissora da nova geração. Arquitetos, designers de interiores e designers de produtos surpreendem com desenhos e conceitos únicos, explorando novas proporções e diferentes expertises.
Apresentamos nomes que despontam no cenário promissor do design com suas criações inovadoras, explorando novos conceitos, proporções, materiais e conceitos disruptivos.
Assimply Studio
O carioca Assimply Studio foi fundado em 2021, na cidade maravilhosa, por Victor Xavier e Søren Hallberg, e rapidamente chamou a atenção da cena do design brasileiro ao transformar materiais descartados em peças de estética refinada. Unindo influências do Brasil e da Dinamarca, a dupla garimpa resíduos industriais, sobras de madeira, vidro e metal para criar objetos e móveis únicos, produzidos de forma artesanal. O olhar experimental e sustentável do estúdio resultou na coleção Monoformo, apresentada na feira MADE, onde cristais de vidro descartados ganharam nova vida em peças que evocam as curvas do corpo humano. Com poesia e inovação, o Assimply Studio prova que o belo pode nascer do inesperado.
Cava Ateliê
Coletivo formado pelo designer Pedro Ávila e pelos artistas André Teixeira e Rodolfo Crespi, o Cava Ateliê se destaca no cenário do design por integrar arte e tecnologia na criação de móveis e objetos. Utilizando um robô de usinagem, o grupo explora novas possibilidades estéticas, resultando em peças que mesclam brutalismo, futurismo e misticismo, refletindo uma identidade única. A primeira coleção do ateliê valoriza a atuação coletiva, reunindo realizadores, designers e performers que empregam a inventividade a partir dessa tecnologia. O diferencial do Cava Ateliê reside na capacidade de provocar questionamentos sobre o uso de ferramentas tecnológicas, ao mesmo tempo em que produz obras com forte apelo artístico e conceitual.
Lucas Recchia
Formado em arquitetura, o catarinense Lucas Recchia iniciou sua trajetória no design em 2018, ao lançar uma coleção de vidro fundido. Seu trabalho combina materiais como vidro, bronze e pedra, resultando em peças de forte identidade artística, que conquistaram espaço em galerias no Brasil e no exterior. Em 2021, estreou na prestigiada galeria Rossana Orlandi, em Milão, que hoje o representa na Europa e na Ásia. Com uma abordagem irreverente e um apurado senso estético, Lucas colabora com artesãos especializados para dar forma às suas criações. Seu talento e inovação o levaram a ser reconhecido na lista Forbes Under 30. Na CASACOR São Paulo 2024, seu pendente da série Distorção Material ganhou destaque no Estúdio Âmago, assinado por Ana Weege.
André Carvalho
A Galeria Metrópole, ícone da arquitetura modernista de São Paulo e projetada nos anos 1950 pelos arquitetos Gian Carlo Gasperini e Salvador Candia, tornou-se um dos endereços mais disputados entre os designers contemporâneos. Um dos grandes nomes que reforçam o status do Metrópole é André Carvalho, cujo trabalho se destaca pela coerência e consistência. Com foco nos detalhes, proporções e ergonomia, o designer chama atenção por suas apresentações de altíssima qualidade.
Pedro Luna
Apesar da pouca idade, o Estúdio Pedro Luna, fundado em 2022, já se destaca no cenário do design. O arquiteto, designer e marceneiro teve seus móveis e objetos expostos em importantes mostras internacionais, como a MADE em São Paulo, Fuorisalone em Milão e Art Basel em Miami. Seus projetos, que reinventam objetos cotidianos, trazem uma nova abordagem à materialidade, transformando o prático em arte. Um exemplo é a poltrona Terra, que, ao dialogar com o design modernista brasileiro, combina a rigidez do aço com o aconchego do tricô manual no estofado, criando um contraste único.
Marina Moreira
Com apenas 23 anos, Marina Moreira vem se destacando no universo do design ao unir sua bagagem pessoal e familiar para criar peças que vão além da funcionalidade. Nascida no Paraná, ela transformou madeiras remanescentes da fábrica de seu pai em móveis atemporais que refletem suas vivências e viagens. Seu trabalho é marcado por uma abordagem única, que busca estabelecer conexões profundas entre as pessoas e os objetos, transcendendo modismos e criando peças que perduram no tempo.
Na Immobihaus, estamos sempre atentos às últimas novidades em arquitetura, decoração e design. Acompanhe nosso blog e redes sociais para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no universo do design e se inspirar para o seu espaço.
Fotos: Divulgação