DW: A cultura do design e o mercado imobiliário de luxo em SP

DW: A cultura do design e o mercado imobiliário de luxo em SP

Há 12 anos a cidade de São Paulo é palco do DW! Semana de Design de São Paulo. E a cada edição o festival oferece mais opções ao público. Neste mês de março serão centenas de eventos online e presenciais, espalhados pela cidade. As atividades abordam diversos aspectos da cultura do design: mobiliário, arquitetura, decoração, arte, artesanato, urbanismo e sustentabilidade.

O que explica o sucesso do festival? E o que isso tem a ver com o mercado imobiliário de luxo? A primeira coisa que precisamos considerar é que o design nacional está em alta. Vive um boom que atravessa fronteiras e conquista fama também internacionalmente. Aliás, desde os anos 1990, nomes como Sergio Rodrigues, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Joaquim Tenreiro e Zanine Caldas fazem sucesso no exterior. Mais recentemente, temos os contemporâneos Irmãos Campana, Carlos Motta, Zanini de Zanine e Jader Almeida na lista dos designers brasileiros mais cobiçados lá fora.

Com um mercado tão vigoroso, o resultado é um crescente interesse pelo design nacional, algo que tem influenciado bastante o setor de construção e decoração. Até mesmo os grandes home centers já oferecem hoje coleções assinadas por renomados designers nacionais. São mobiliários, peças de iluminação, aparelhos de jantar, louças e metais para cozinha, lavanderia e banheiro, produtos têxteis e muitos outros itens. Há ainda os produtos que buscam reproduzir aspectos do design que estão em voga, como linhas mais orgânicas, tons terrosos, valorização do conforto e da ergonomia e materiais naturais, em especial, madeira, fibras e tecidos.

Todo esse acesso a conhecimentos ligados ao design tem gerado um mercado consumidor cada vez mais consciente e exigente quando o assunto é design, decoração e lifestyle. Por essa razão, podemos dizer que a valorização do mundo do design também influencia o mercado imobiliário de luxo.

Quem conhece características de uma boa arquitetura ou de um design elegante, atemporal e confortável tende a ser mais criterioso na hora de comprar ou mesmo vender um imóvel de luxo. Além disso, há ainda o aspecto das tendências do morar. O DW trouxe à cidade uma programação extensa com exemplos incríveis do que está em alta no universo do design, da arquitetura e do urbanismo no Brasil e no exterior. Sem dúvida, manter-se atento a essas novidades ajuda a adquirir imóveis com maior potencial de valorização.

Selecionamos alguns dos melhores eventos realizados no DW e notícias que foram destaque ao longo do festival. Tudo para você entender como o design permeia cada vez mais o mercado imobiliário de luxo da cidade.

Galeria Metrópole e o Centro de São Paulo

O DW sabe que o centro de São Paulo vive uma fase de redescobrimento de seu valor e aproveitou o festival para ocupar também essa região da cidade. Lá, a galeria Metrópole foi palco do evento Design na Metrópole. O espaço se transformou em um hub de cultura, arte, arquitetura e outras expressões. Foram mais de 30 espaços expositivos, com mais de 50 artistas e designers espalhados por cinco pavimentos. A programação incluiu ainda um talk com residentes da galeria Metrópole, com mediação da jornalista Regina Galvão, para um bate-papo sobre arquitetura e a cultura no Centro de São Paulo.

Edificio Virginia por Somauma
Edificio Virginia por Somauma – fotos Divulgação DW

Retrofit de um Ramos de Azevedo

Foi notícia durante o festival DW o retrofit a ser realizado no antigo Edifício 7 de Abril, projeto do escritório Ramos de Azevedo e Severo Villares, dos anos 1930. Com o projeto, a ser lançado ainda este semestre, o escritório Metro Arquitetos assume a liderança do projeto Basílio 177 para transformar os mais de 35 mil m² de área construída. Serão 274 apartamentos de diferentes tipologias e em três torres, além de espaços comerciais, áreas de lazer, piscina na cobertura e coworking. A previsão é concluir as obras em 2025.

Preview do Salão do Móvel de Milão

A poucas semanas da abertura da grande mostra anual de design que acontece em Milão, o jornalista Marcelo Lima organizou a exibição Anteprima Milano. O evento revelou alguns dos mais importantes lançamentos que devem ser destaque no Salão do Móvel em 2023. O jornalista também foi o curador da mostra Visioni di Milano, no D&D Shopping. A exposição reuniu fotografias de 40 arquitetos e designers de interiores que apresentam a cidade de Milão, capital italiana do design. João Armentano estava na seleta lista de convidados.

Destaques da Alameda Gabriel

A avenida mais importante da cidade quando o assunto é design fervilhou com boa programação no festival. A loja El Espartano mostrou o novo showroom e tapetes de Patricia Anastassiadis, Thiago Bicas e outros grandes nomes. Na Donatelli Tecidos, a marca comemorou seus 80 anos lançando o Projeto Gunta, coleção assinada pela designer têxtil Clarisse Romeiro inspirada na Bauhaus. Por último, na Empório Beraldin teve lançamento da coleção Raízes e uma instalação inspirada em biomas brasileiros, além de uma peça que irá para o Salão de Milão.

 

plugins premium WordPress