A Maison & Objet, um dos eventos mais aguardados no cenário global de decoração e design, ocorre duas vezes por ano na bela cidade de Paris, na França. Esta feira, que é uma referência no universo do design, reuniu, em setembro, mais de 2.000 marcas de renome. Compartilhando as inovações e as tendências mais emocionantes no mundo das peças decorativas, móveis, acessórios, tecidos, fragrâncias e louças no Centro de Exposições de Villepinte, no noroeste da capital francesa.
Na última edição, realizada no início de setembro, adotou o tema “Enjoy: In quest of pleasures”, uma celebração da alegria, extravagância e ousadia. Esse tema proporcionou uma oportunidade para celebrar o prazer estético e a criatividade desenfreada. Reforçando assim sua importância como um evento significativo dentro da Paris Design Week. Ocasião que celebra a diversidade do design em todas as suas formas, atraindo amantes do design e da decoração de todo o mundo.
A Maison & Objet é parte integrante da Paris Design Week, um evento que reúne profissionais e entusiastas do setor na capital francesa. A 13ª edição envolveu participantes espalhados por 350 locais na cidade, incluindo museus, escolas, galerias e lojas. Há quase 30 anos, sua missão é revelar talentos, facilitar conexões e fornecer inspiração, tanto em espaços físicos quanto digitais, para apoiar o crescimento das empresas do setor.
Além de gerar conexões e impulsionar negócios a Maison & Objet destaca tendências que cativam e inspiram o mundo da decoração de interiores nas feiras e plataformas digitais.
O Retorno de Tendências Clássicas
O tema “Enjoy: In quest of pleasures”, ou em tradução livre: “Aproveite, em busca do prazer”, destacou cores, extravagância, audácia e humor como valores fundamentais desta edição. O tema celebrou o prazer estético e a criatividade, oferecendo um escape do contexto de austeridade imposto pela crise global.
O conceito de “Aproveite!” permeou intensamente os estandes e corredores da Maison & Objet, refletindo-se em cores ousadas e formas marcantes. Os móveis tornaram-se mais divertidos, os revestimentos mais ousados e as nuances vibrantes dos anos 1990 fizeram um retorno impactante. Uma homenagem ao Movimento Memphis, originado em Milão, que revolucionou o design no final do século passado.
O maximalismo está ressurgindo no mundo da decoração, enfatizando que “mais” é, de fato, a palavra de ordem. Até mesmo os sofás ganharam novas dimensões, apresentando formatos e cores ousadas e inusitadas. Este movimento revela que as cores agora exercem influência sobre todos os elementos da decoração, indo além das paredes e grandes superfícies.
Novidades na Maison & Objet
A harmonização de tecidos e papéis de parede com padrões gráficos, florais, étnicos ou listrados está em alta, permitindo uma variedade de composições que vão desde as mais simples até as mais ousadas. Essa tendência oferece possibilidades praticamente ilimitadas, encorajando a experimentação tanto na composição de espaços interiores quanto no revestimento de móveis e objetos.
Entre os destaques das novidades apresentadas na Maison & Objet, os elementos inspirados no universo pop estão ganhando força. Essas peças encontram seu espaço na decoração, promovendo uma visão mais otimista do mundo e permitindo a incorporação de ídolos e personagens favoritos na estética da decoração.
Sustentabilidade
A preocupação com o planeta permanece evidente entre os designers, que criam objetos a partir da reciclagem de uma ampla variedade de materiais naturais e sustentáveis. Além disso, o artesanato assume um papel proeminente nos lançamentos, apresentando uma abordagem renovada.
Em vez de focar em peças rústicas, o artesanato contemporâneo se destaca na criação de móveis modernos, como exemplificado pelos designers do ano, Fien Muller e Hannes Van Severen, escolhidos pela Maison & Objet. Suas criações incorporam materiais como couro e metal, refletindo a evolução do artesanato no mundo do design contemporâneo.
O duo preparou uma exposição para o evento, proporcionando uma visão íntima e alegre que condensa mais de uma década de sua criatividade e trabalho. A exposição, concebida como um reflexo do território criativo dos designers reúne elementos que compõem a trajetória do estúdio, juntamente com novas criações, como a coleção em parceria com a escandinava HAY.
Nesta edição da Maison&Objet, os visitantes foram convidados a aproveitar os prazeres de ambientes que promovem o bem-estar, estimular as endorfinas através do design e redescobrir o gosto pela celebração e pela fantasia. Continue acompanhando nosso blog para explorar as principais tendências e novidades da arquitetura, decoração e design mundial.