Destaque no cenário de arquitetura, arte e design, a edição CASACOR 2023 São Paulo chegou ao Conjunto Nacional com o tema “Corpo e Morada”. O mote da mostra explora como a arquitetura e o design de interiores podem se adequar às necessidades físicas e emocionais, proporcionando ambientes que promovam o bem-estar e a qualidade de vida.
Em 2023, a Mostra ocupa um espaço de 11 mil m² de área construída, com 74 ambientes, sendo 22 estúdios e lofts, 11 casas, 14 jardins, praças e ilhas de bem-estar, seis operações de restaurante, bar e café, cinco banheiros com espaço família, seis lojas e operações comerciais, além de dois 2 ambientes funcionais (bilheteria/chapelaria e lounge), e cinco áreas de exposições.
Durante a CASACOR 2023, os visitantes têm a oportunidade de percorrer uma série de espaços vanguardistas e deslumbrantes. Verdadeiras obras de arte arquitetônica que inspiram quem adentra e trazem as tendências mais sofisticadas em voga no universo da arquitetura contemporânea.
O paisagismo, elemento fundamental na CASACOR São Paulo, desempenha um papel de destaque em que os jardins e áreas externas são projetados com um apuro meticuloso, buscando proporcionar uma conexão única entre a natureza e a avenida Paulista. Neste ano, o foco também foi o paisagismo sustentável, onde a consciência ambiental e a integração com elementos naturais, como plantas, água e pedras, criam uma atmosfera de tranquilidade e equilíbrio.
Com o tema “Corpo e Morada”, o evento convida os visitantes a refletir sobre a intrínseca relação entre o espaço físico e o bem-estar, revelando como a arquitetura e o design podem se tornar verdadeiros instrumentos de transformação, convertendo os espaços em autênticos refúgios para o corpo e alma. Os ambientes, cuidadosamente concebidos, enaltecem os sentidos e convidam os visitantes a uma imersão em que a arquitetura e design se encontram em perfeita sinergia.
Tendências na CASACOR 2023
A pandemia deixou marcas profundas no modo de morar e na forma em que as pessoas lidam com o autocuidado. Na CASACOR 2023, essas transformações foram exploradas, exaltando a busca contínua por cura, afeto e cuidado.
Os formatos orgânicos ganharam destaque devido à conexão com a natureza e a sensação de suavidade que proporcionam. Em contraste com as estruturas retas e rígidas do passado, os móveis apresentam formas curvas e linhas fluidas, que se assemelham às formas encontradas na natureza. Essa escolha estética cria um ambiente mais suave e tranquilo, e contribui para uma atmosfera acolhedora e convidativa para o lar.
Esses elementos arquitetônicos imprimem a delicadeza das curvas não apenas nos móveis, estão presentes em arcos nas portas e portais que levam aos ambientes e nas próprias paredes, trazendo uma sensação de harmonia e fluidez para os espaços.
A escolha por elementos naturais, como a palha e a madeira, também marca presença nos ambientes da Mostra, trazendo essa atmosfera acolhedora vinda da natureza para o lado interno da casa. Estofados com texturas que remetem ao aconchego, como o bouclé, tecido de tramas robustas e entrelaçadas, oferece uma sensação tátil envolvente.
Cores usadas na CASACOR
Uma tendência que se destaca nos ambientes da CASACOR 2023 é a escolha cuidadosa das paletas de cores, refletindo mais uma vez a busca pelo bem-estar e a conexão com a natureza. Os tons terrosos são especialmente proeminentes, evocando elementos naturais como a terra, pedras e madeira, tonalidades que trazem a sensação de calma e serenidade para os espaços.
Além dos tons terrosos, nuances mais vivas marcam presença em ambientes emblemáticos. Cores como azul, verde e coral são utilizadas de forma ousada e impactante, adicionando vivacidade e personalidade aos espaços. A ideia foi adicionar dinamismo visual, despertando emoções e estimulando a criatividade, em combinações ousadas e impactantes.
Itens decorativos na CASACOR 2023
A busca pela memória afetiva foi outra tendência presente na 36ª da Mostra, refletida na escolha por peças afetivas, como máquinas de escrever, relógio de família, piano… tudo ganha espaço na decoração afetiva.
As escolhas seguem uma tendência que busca transformar os ambientes em um refúgio particular, ao despertar memórias com objetos e lembranças familiares. A ideia é resgatar a essência de nossas origens, criando um ambiente significativo e único.
Junto aos objetos afetivos, frases e mensagens marcam a decoração em quadros, luminárias de LED e adornos, como uma espécie de mantra a ser lido e gravado todos os dias. Obras de arte finalizaram a decoração dos ambientes em composições diversas, que exploram as paredes e colorem os ambientes.