Foi em 2014 que a designer franco-armênia Delphine Araxi desembarcou no Brasil para assumir a curadoria de design e arte do Hotel Rosewood, em São Paulo. Na ocasião, não dominava nosso idioma e ainda não tinha ideia de que a vivência no país mudaria sua vida para sempre. Seu trabalho minucioso buscou artistas e artesãos em todos os estados do país para refletir a rica pluralidade da cultura brasileira, a fim de elevar a arquitetura de interiores do Rosewood, no Complexo Cidade Matarazzo, para outro patamar. A designer Delphine Araxi
viajou o Brasil inteiro e conversou com diferentes fornecedores, que vão desde tecelagem até minerais e minérios. E, nessa pesquisa, se apaixonou pelo Brasil e pelos elementos naturais encontrados aqui, que viraram a grande inspiração para os projetos que assina.
Suas obras compõem desde mobiliário e objetos com design autoral até projetos de arquitetura e interiores. Um exemplo é a Poltrona Borboleta, que ganhou destaque internacional na Paris Design Week, em que a designer participou em setembro de 2024 e contou para a ImmobiHaus um pouco da experiência de sua volta à Europa.
Delphine Araxi com as poltronas Borboletas, que foram expostas na DW! Paris
ImmobiHaus: Como foi participar do Paris DW! desse ano? Qual foi o ponto alto da sua experiência no evento?
Delphine Araxi: Incrível, porque a parisiense voltando a Paris depois de 10 anos no Brasil (inclusive com filho brasileiro) com uma coleção criada e produzida no Brasil… O ponto alto foi levar e respirar criatividade, inovação, artesanato e móveis sustentáveis.
ImmobiHaus: Na sua opinião, o que torna o DW Paris um evento importante para designers?
Delphine Araxi: Tornou-se o lugar e a cidade ideal para identificar as tendências emergentes no mundo do design. O evento é um centro de inovação em design, destacando as últimas tendências e provocando discussões sobre o futuro do setor.
Mais do que nunca, Paris está afirmando sua posição como protagonista no cenário internacional do design. Toda a Cidade Luz se torna palco de intensa atividade criativa graças à “Paris Design Week”, com suas muitas interações, workshops, exposições e instalações. É um centro animado de inovação em design, destacando as últimas tendências e provocando discussões sobre o futuro do setor.
ImmobiHaus: O que te chamou atenção esse ano?
Delphine Araxi: Este ano, a DW deu a designers e artistas a oportunidade de comunicar suas ideias e emoções por meio de seu trabalho, com visibilidade para o mundo, aproximando o design do nosso cotidiano. E, outro ponto, foi a importância dada à sustentabilidade.
ImmobiHaus: Você identificou novas tendências ou inovações que moldam o futuro do design?
Delphine Araxi: O design consciente e coerente continuará a ocupar o centro das atenções em 2024. Este ano, vimos propostas cada vez mais estruturadas e elegantes, com um forte senso de equilíbrio, harmonia e, por vezes, contraste. Isso nos leva, como designers e artistas, a focar na criação de recursos visuais que transmitam nossa mensagem com menos elementos e mais impacto. Seja reduzindo o uso de recursos financeiros, de tempo ou até mesmo de componentes gráficos, a ideia é alcançar mais com menos.
Outro aspecto importante é a criação de designs que proporcionem uma experiência de usuário mais imersiva e intuitiva. Nesse cenário, a tipografia arrojada ganha destaque, oferecendo uma variedade de fontes, estilos e cores para gerar efeitos visuais únicos e fazer uma declaração forte. O uso criativo da tipografia, aliado a elementos poéticos, pode adicionar personalidade e elevar a estética visual do design como um todo.
O poder da cor no design é o ponto principal: As paletas de cores ocupam o centro do palco, explorando e experimentando novas combinações e tonalidades para criar texturas, gradações e padrões exclusivos que cativam o olhar.
E, finalmente, a adoção de tons mais naturais e naturais, refletindo a tendência crescente de design ecológico. Temos o desejo de criar designs harmoniosos, que se misturem perfeitamente com a beleza da natureza. A ênfase na sustentabilidade e nos elementos orgânicos têm mais a ver com a criação de visuais cativantes que não apenas evocam emoções, mas também transmitem uma conexão mais profunda com o meio ambiente.
ImmobiHaus: Te influenciaram de alguma forma?
Delphine Araxi: Evoluir em design digital.
De volta ao Brasil, a arquiteta e designer está finalizando projetos grandiosos no universo da arquitetura e design. Acompanhe nosso blog para acompanhar novidades, tendências e informações de arquitetura, arte, cultura e lifestyle.