Edifício Bioma - Projeto Arthur Casas

Os benefícios da biofilia para a arquitetura e como usar

A biofilia privilegia a reconexão do homem com a natureza, melhora o bem-estar e a saúde das pessoas à sua volta, e garante conforto ambiental ao espaço, melhorando a temperatura, qualidade do ar e acústica dos ambientes. Descubra mais sobre esses e outros benefícios de ter jardins e áreas verdes em casa.

A biofilia privilegia a reconexão do homem com a natureza, melhora o bem-estar e a saúde das pessoas à sua volta, e garante conforto ambiental ao espaço, melhorando a temperatura, qualidade do ar e acústica dos ambientes. Descubra mais sobre esses e outros benefícios de ter jardins e áreas verdes em casa.

Tendência na arquitetura de interiores, não faltam benefícios da biofilia aplicada nos espaços internos. Ela parte do conceito de conectar as pessoas com a natureza, privilegiando a saúde e o bem-estar, por meio de ambientes acolhedores que valorizam plantas, design orgânico, texturas e materiais naturais.

Projeto Suellen Figueiredo| Foto: Luiz Franco

O termo biofilia, criado pelo psicólogo Erich Froom na década de 1960, traduz o “amor pelas coisas vivas”, mas foi na década de 80 que o termo foi difundido pelo biólogo Edward O. Wilson, com o discurso de que a urbanização desconectou as pessoas da natureza de forma negativa, ressaltando que a falta de áreas verdes na cidade reflete na qualidade de vida das pessoas. A solução? Trazer a natureza para dentro de casa e, assim, garantir benefícios para a saúde e o bem-estar.

O que é Biofilia?

A biofilia surgiu para resgatar a necessidade da conexão do meio em que se vive com a natureza. Para se ter uma ideia, até a década de 1950, dois terços da população do planeta habitavam áreas rurais ou selvagens. Em 2007, a maior parte do planeta passa a viver em ambientes urbanos.

Com a mudança do modo de vida e a predominância das pessoas vivendo em grandes cidades, vem também a necessidade de trazer elementos naturais para o cotidiano. Dessa forma, os profissionais de arquitetura e decoração, paisagistas e designers estão priorizando uma estética mais natural, incorporando a biofilia em seus projetos tanto de arquitetura como de interiores, trazendo mais verde para a rotina dos moradores. Tendência que é defendida não apenas por arquitetos, mas por neurocientistas, psiquiatras e psicólogos.

A principal estratégia para aproveitar os benefícios da biofilia em casa é incorporar as características naturais aos espaços, e não apenas com o uso de plantas. Bem como é preciso usar elementos como água, luz natural e materiais como a madeira e pedra. Além disso, o uso de formas e silhuetas orgânicas, em vez de linhas retas e ortogonais também condizem com o projeto biofílico.

Quais são os benefícios da biofilia para a saúde

Acredita-se que entre os benefícios da biofilia estão a sensação de bem-estar, aumento da produtividade, aprendizado e da criatividade. Dessa forma, tais características são bem-vindas, inclusive, em escritórios corporativos, impactando na eficiência dos colaboradores.  Completa a lista, inúmeras vantagens como:

  • Redução do estresse e melhora do humor: estudos mostram que o contato com a natureza promove um efeito calmante e relaxante às pessoas, bem como diminuem o cortisol e aumentam a produção da endorfina, hormônio do bem-estar.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: a exposição às plantas e jardins podem fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças crônicas.
  • Melhora da qualidade do sono: além de encher a casa de vida, algumas plantas oferecem como benefício a melhora do sono. Assim como a lavanda, babosa, jasmim e lírio-da-paz.

Quais são os benefícios da biofilia para o ambiente

Não é só para a saúde que biofilia traz benefícios, existem vantagens também para o meio ambiente, aumentando o conforto ambiental:

  • Conforto térmico: um dos benefícios dos jardins e áreas verdes é ajudar a regular a temperatura por meio da evapotranspiração, tornando o ambiente mais confortável. Assim, essa troca de calor, garantida pelas áreas verdes em casa, também ajuda a poupar energia com uso de ar-condicionado.
  • Conforto acústico: os jardins dentro de casa também reduzem o ruído nos ambientes. Isso porque as plantas absorvem o som, reduzindo a reverberação e tornando o ambiente mais silencioso.
  • Melhora da qualidade do ar: as plantas filtram substâncias tóxicas e poluentes, além disso, produzem oxigênio, ajudando a manter um ambiente saudável e confortável.
  • Valorização do imóvel: o uso da biofilia traz a presença de áreas verdes, necessidade atual nos imóveis, aumentando assim o valor agregado das propriedades.

Não faltam benefícios para o uso da biofilia em casa, uma maneira simples e eficaz de melhorar a qualidade de vida e a saúde dos moradores.

Agora, se está procurando um imóvel com amplo jardim e espaços verdes, nós podemos te ajudar! Entre em contato com nossa equipe para conhecer as nossas oportunidades.

 

 

plugins premium WordPress