Tendências de 2023 para uma casa conectada e inteligente

Confira as principais tendências para casas conectadas e inteligentes em 2023, com soluções que trazem praticidade, conforto e eficiência para o seu dia a dia. Saiba como a tecnologia da automação residencial pode transformar a sua casa em um lar inteligente e conectado.

Confira as principais tendências para casas conectadas e inteligentes em 2023, com soluções que trazem praticidade, conforto e eficiência para o seu dia a dia. Saiba como a tecnologia da automação residencial pode transformar a sua casa em um lar inteligente e conectado.

A casa conectada e inteligente é uma realidade que tem se consolidado nos últimos anos. E, em 2023, novas tendências prometem trazer ainda mais inovação e praticidade para esse segmento.

Para quem não está familiarizado com o termo, uma casa conectada oferece uma série de benefícios, incluindo mais conforto, segurança, praticidade, economia e sustentabilidade, tornando-a uma tendência cada vez mais presente nos lares.

Assim, a automação residencial permite a integração a sistemas de energia solar, jardinagem, monitoramento de água e gás, iluminação, som e imagem da casa. Além da facilidade no dia a dia, a casa conectada pode proporcionar uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos.

Acompanhe esse artigo para entender o que é a casa conectada e como contar com a tecnologia para facilitar a rotina doméstica.

Para aqueles que buscam o que há de mais moderno e sofisticado em residências, a casa conectada se torna uma opção indispensável para transformar a rotina doméstica adaptada às necessidades e preferências de cada morador.

O que é uma casa conectada?

Uma casa conectada é uma residência que conta com tecnologia de ponta para automatizar e controlar diversos aspectos do seu funcionamento. Dessa maneira, por meio da internet os dispositivos são controlados através de aplicativos em smartphones ou tablets. Bem como são capazes de comunicar-se entre si (a internet das coisas, mais referida como IoT, sigla em inglês para Internet of Things).

Essa automação pode ser aplicada em diversas áreas da casa, como iluminação, temperatura, segurança, eletrodomésticos, entre outras. Por exemplo, uma casa conectada pode oferecer aos moradores o acionamento automático das luzes. Outra facilidade é o sistema de som integrado que toca músicas em diferentes cômodos simultaneamente. Ou até mesmo permitir que o morador controle a temperatura do ar-condicionado a partir de qualquer lugar.

Além de trazer mais conforto e comodidade para os moradores, a casa conectada também ajuda a economizar energia e reduzir desperdícios. Isso porque muitos dispositivos são programáveis e podem desligar ou reduzir o consumo de energia quando não estão em uso.

Tecnologias que tornam a casa mais tecnológica

Existe uma série de tecnologias que tornam a casa conectada e facilitam a rotina doméstica. Assistentes virtuais com controle de voz, tecnologias que tornam a casa mais sustentável, bem como dispositivos interconectados, são ótimos aliados de casas modernas.

Confira essa lista de tecnologias para tornar a casa mais conectada e facilitar a rotina doméstica:

  • Assistente de voz: Dispositivos como a Alexa, Google Home e Apple HomePod permitem controlar diversos dispositivos eletrônicos da casa inteligente usando apenas o comando de voz. Basta falar alguns comandos para controlar as luzes, equipamentos eletrônicos ou ajustar a temperatura.
  • Inteligência artificial: O uso de algoritmos de inteligência artificial permite que os sistemas de automação aprendam com as preferências do usuário e se adaptem às suas necessidades. Um bom exemplo é que a IA pode fazer uma leitura dos hábitos dos moradores e controlar a iluminação de acordo com as preferências do usuário.
  • Wearables: Ou traduzido para português: dispositivos vestíveis. São os relógios inteligentes e pulseiras de monitoramento de saúde. Sendo integrados à automação residencial, fornecendo informações personalizadas e controlando dispositivos.
  • Internet das coisas: Outra tendência é a internet das coisas (IoT) que continua a crescer. Dessa forma, o IoT permite conectar diversos dispositivos e eletrodomésticos permitindo que eles se comuniquem entre si e com o usuário.
  • Sensores ambientais: A integração de sensores ambientais, permite o controle preciso e a otimização dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, ajudando a poupar energia.
  • Energia renovável: A integração de painéis solares e sistemas de armazenamento de energia, como baterias, pode ajudar a reduzir os custos de energia e tornar a casa mais eficiente e sustentável.
  • Realidade virtual e aumentada: O recursos permite visualizar projetos de automação residencial antes da instalação e para controlar dispositivos com gestos em vez de botões e comandos de voz.

Porque investir em uma casa conectada?

É evidente que a Casa Conectada é cada vez mais uma realidade nas residências brasileiras. Com o avanço da tecnologia, é possível automatizar e tornar a nossa vida mais prática e confortável. Além disso, a conectividade pode trazer vantagens econômicas e ecológicas, como a redução no consumo de energia e a preservação do meio ambiente.

Assim, se você está em busca de uma casa conectada e inteligente, a ImmobiHaus possui diversas opções que certamente atenderão às suas expectativas. Conte com a nossa equipe especializada para encontrar o imóvel perfeito para você e sua família.

 

 

plugins premium WordPress